quarta-feira, 25 de abril de 2012

Planetary Resources inc. planeja realizar exploração de asteroides por recursos naturais.

Pode parecer um filme de ficção cientifica, ou um jogo de videgame, mas realmente está acontecendo. Foi fundada na última terça feira, 24 de abril, a empresa Planetary Resources, cujo principal foco será analisar a possibilidade e desenvolver a tecnologia para que os asteroides mais próximos da Terra possam ser explorados por recursos naturais, desde água até platina.

Segundo a empresa, existem mais de 9000 asteroides com orbitas próximas as da Terra, e aproximadamente 1000 novos são descobertos todos os anos. Sendo 1500 dos asteroides conhecidos tão fáceis de se alcançar como a lua.

Traduzido do site da empresa: "E se a maior descoberta de recursos naturais não acontecesse na Terra? Existem um número ilimitado de asteroides e mais sendo descoberto sendo descobertos todos os anos. Mais de 1500 são tão fáceis de se alcançar como a Lua e estão em orbitas similares as da Terra. Asteroides são recheados com recursos preciosos, tudo desde água até platina. Aproveitando minerais valiosos de uma fonte praticamente infinita irá prover estabilidade na Terra, aumentar a prosperidade humana, e ajudar a estabelecer e manter a presença humana no espaço."




O primeiro passo da empresa será de desenvolver sondas robóticas para efetuar a exploração e classificação dos meteoros. Posteriormente se iniciara o desenvolvimento das sondas que irão executar a mineração e transporte desses materiais para o deposito que também ficara no espaço para posteriormente ser lançado na Terra sob demanda.

A empresa conta com parceiros de peso, e pelo jeito a coisa não é brincadeira. O time está recheado de ex astronautas, pilotos e físicos das mais conceituadas universidades, como MIT e veteranos que participaram de outras missão da NASA. Também participam do projeto o escritor, produtor e diretor de cinema James Cameron e o CEO do Google, Larry Page. Para conferir o time completo clique aqui.

Segue abaixo um video (em ingles) de algumas pessoas do projeto falando sobre a empresa e o objetivo:





Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More